SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Características, impactos y antecedentes del modelo de liderazgo escolar transformacionalPara uma liderança sustentável, mais profunda, mais longa e mais ampla índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SPILLANE, James P.  e  ORTIZ, Melissa. Perspectiva compartilhada de liderança e gestão escolar: elementos e implicações cruciais. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.169-181.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993070.

Enfatizando que as práticas de liderança são ações realizadas entre pessoas diferentes, em situações - que têm normas, rotinas organizacionais e ferramentas que os definem - os autores insistem em não considerar a liderança como uma atividade individual. Destaca-se que se trata de um trabalho realizado por múltiplas pessoas, com ou sem posições formais na estrutura organizacional e cujo objetivo é o foco no ensino e as particularidades disciplinares do mesmo. Outro conceito relevante analisado no texto é a “infraestrutura educacional” que considera o conjunto de recursos existentes para sustentar, manter e melhorar a qualidade do ensino e propor alguns desafios-chave para uma visão compartilhada das práticas de liderança escolar.

Palavras-chave : Liderança escolar; Liderança compartilhada; Qualidade do ensino; Infraestrutura educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )