SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Perspectiva compartilhada de liderança e gestão escolar: elementos e implicações cruciaisO surgimento da gestão educacional como campo de estudo na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

FINK, Dean. Para uma liderança sustentável, mais profunda, mais longa e mais ampla. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.182-195.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993071.

A sucessão dos diretores é sempre um risco para a sustentabilidade da qualidade da escola. Por isso a necessidade de o autor buscar modelos sustentáveis de liderança no campo educacional que, extrapolando o conceito de sustentabilidade do ambiente, permite manter o aprendido e seguir avançando. Nesse contexto, ele lembra sete princípios básicos da liderança sustentável: profundidade, duração, abrangência, justiça, diversidade, inventividade e conservação. Enfatiza que liderança sustentável e melhora educacional preservam e desenvolvem o aprendizado profundo para tudo o que se espalha e dura, e fazem isso não para prejudicar, mas gerar benefícios para o seu entorno.

Palavras-chave : Sucessão de diretores; Modelos de liderança; Liderança sustentável; Melhora educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )