SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Towards sustainable, deeper, longer and broader leadershipLearning on classification in primary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

OPLATKA, Izhar. O surgimento da gestão educacional como campo de estudo na América Latina. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.196-210.  Epub Aug 05, 2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993072.

Neste artigo, o autor defende a criação de um campo de estudo da gestão educacional voltado especificamente para contextos educativos da América Latina e critica a adoção cega de conceitos importados e teorias estrangeiras. Com base na literatura da sociologia do conhecimento, investigação em educação e epistemologia da ciência, ele sucintamente analisa o desenvolvimento da gestão educacional como um campo de estudo anglo-americano, para em seguida destacar as principais diferenças entre os sistemas de ensino e a liderança escolar latino-americana e as das nações anglo-americanas. Em sua conclusão, o autor sugere quatro desafios para acadêmicos e pesquisadores da América Latina com foco em gestão educacional e liderança, entre os quais a geração de conhecimento aplicado de e para o sistema educacional da América Latina e explorar novas áreas de estudo específicas dos contextos latino-americanos.

Keywords : Gestão educacional; Liderança; América Latina; Nações anglo-americanas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )