SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Para uma liderança sustentável, mais profunda, mais longa e mais amplaAprendizagem sobre classificação nos anos iniciais do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

OPLATKA, Izhar. O surgimento da gestão educacional como campo de estudo na América Latina. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.196-210.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993072.

Neste artigo, o autor defende a criação de um campo de estudo da gestão educacional voltado especificamente para contextos educativos da América Latina e critica a adoção cega de conceitos importados e teorias estrangeiras. Com base na literatura da sociologia do conhecimento, investigação em educação e epistemologia da ciência, ele sucintamente analisa o desenvolvimento da gestão educacional como um campo de estudo anglo-americano, para em seguida destacar as principais diferenças entre os sistemas de ensino e a liderança escolar latino-americana e as das nações anglo-americanas. Em sua conclusão, o autor sugere quatro desafios para acadêmicos e pesquisadores da América Latina com foco em gestão educacional e liderança, entre os quais a geração de conhecimento aplicado de e para o sistema educacional da América Latina e explorar novas áreas de estudo específicas dos contextos latino-americanos.

Palavras-chave : Gestão educacional; Liderança; América Latina; Nações anglo-americanas..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )