SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O surgimento da gestão educacional como campo de estudo na América LatinaPráticas de leitura e círculo bakhtiniano: algumas aproximações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CABRAL, Paula Cristina Moreira  e  GUIMARAES, Gilda Lisbôa. Aprendizagem sobre classificação nos anos iniciais do ensino fundamental. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.211-231.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992091.

Essa pesquisa teve como objetivo investigar a aprendizagem de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental sobre a habilidade de criar critérios de classificação a partir de reflexões sobre diferentes tipos de habilidades relacionadas à classificação. Participaram do estudo 103 alunos de três escolas públicas da Região Metropolitana do Recife organizados em três grupos: G1 - participava de uma sequência de atividades que envolvia a compreensão do descritor/critério; G2 - participava de uma sequência de atividades que envolvia a reflexão sobre elemento, classe e descritor/critério; G3 - não participava de sequências de atividades, se constituindo como grupo controle. Foram realizados um pré-teste, uma sequência de atividades de ensino (grupos G1 e G2) e um pós-teste com cada grupo. Os resultados revelaram que os alunos dos três grupos apresentaram um fraco desempenho no pré-teste, demonstrando dificuldades em criar critérios para classificar livremente. Entretanto, após as vivências nas sequências de atividades foram observados avanços significativos na aprendizagem dos grupos G1 e G2 e não no G3. Dessa forma, fica evidente a possibilidade de aprendizagem dos alunos em criar critérios de classificação, independente do tipo de intervenção. Assim, podemos afirmar que alunos dos anos iniciais quando levados a refletir sobre como classificar demonstram capacidade e facilidade para aprender e compreender que há uma diversidade de critérios que podem ser utilizados desde que atendam às propriedades de exclusividade e exaustividade.

Palavras-chave : Estatística; Classificação; Ensino aprendizagem; Anos Iniciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )