SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Aprendizagem sobre classificação nos anos iniciais do ensino fundamentalEducação em memória e suas relações com o saber índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

FERREIRA, Ana Estela; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite  e  BOLDARINE, Rosaria de Fátima. Práticas de leitura e círculo bakhtiniano: algumas aproximações. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.232-246.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992331.

O objetivo deste trabalho é discutir brevemente sobre as aproximações possíveis entre alguns conceitos propostos pelo círculo bakhtiniano e algumas orientações para ensino de linguagem e leitura nos documentos oficiais de educação dos anos finais do ensino fundamental. A escolha desse nível escolar dá-se pelo fato de ser um momento de transição, entre a escuta de textos (hábito comum nos primeiros anos escolares) e a leitura autônoma, a qual deveria se estabelecer já nesta etapa e tornar o leitor proficiente, entendido como aquele que lê, e estabelece sentido para os diversos gêneros discursivos que circulam em nossa sociedade, especialmente os gêneros da esfera literária, sempre mais distantes da realidade da maioria das pessoas. Nas orientações para o ensino dessas práticas na escola, concebidas como lugar concreto de interação social, e verbal, convém refletir sobre que lugar ocupa a interlocução, diante do ideal de suscitar relações entre leitores e gêneros discursivos em ambiente escolar e o dialogismo, no processo em que o texto se torna discurso, o leitor “sai” da condição passiva, e passa a ser também autor de discursos. A mudança do estado de escuta de textos para o de leitura e produção de textos é perpassada por condicionamentos que tornam este processo de apropriação conturbado, refletem os impasses entre os estudos acerca do ato de ler e da leitura, e a apropriação destes pelos profissionais da educação.

Palavras-chave : Linguagem; Dialogismo; Práticas de leitura.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )