SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Educação em memória e suas relações com o saberO ensino colaborativo e a gestão das práticas pedagógicas: avaliando efeitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SOUZA, Edmacy Quirina de  e  DINIS, Nilson Fernandes. Imagem, biopoder e racismo nas instituições de educação infantil. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.260-277.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992498.

Este artigo tem como objetivo analisar como as diferenças étnico-raciais se constituem na organização dos espaços e ambientes educativos a partir das práticas imagéticas que ornamentam os espaços escolares. Propomos analisar os conceitos de biopoder e racismo, relacionando-os às imagens coletadas nas instituições pesquisadas, refletindo como as imagens materializam e expressam discursos racistas, de propagação do branqueamento e valorização da cultura eurocêntrica. Estas imagens constituem-se em painéis, fotos, gravura e desenhos que compõem a geografia da escola. O trabalho investigativo se deu a partir dos princípios teóricos e epistemológicos da abordagem qualitativa de base pós-estruturalista. Por meio das materialidades discursivas analisadas se processam as leituras dos textos imagéticos exibidos no contexto escolar. As imagens foram registradas em doze instituições de educação infantil nos anos de 2013 e 2014 no município de Itapetinga, cidade situada na região Sudoeste da Bahia. Os resultados desse estudo apontam para a necessidade de investimento nos processos formativos dos docentes que cuidam e educam crianças nas instituições de educação infantil, tendo em vista o redimensionamento de sua ação referentes às questões étnico-raciais.

Palavras-chave : Infância; Relações étnico-raciais; Racismo; Biopoder.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )