SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1School management interfaces: collaborative teaching and the management of pedagogical practicesTeacher development: evaluation of an experience in a Medical course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

NONATO, Eunice Maria Nazarethe  and  ALMEIDA, Edineia Sodré Pereira de. Breves considerações acerca da historicidade da avaliação pedagógica. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.291-305.  Epub Aug 05, 2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992502.

O mecanismo da avaliação pode ser entendido como uma das mais importantes engrenagens que colocam em funcionamento o processo pedagógico de uma instituição de ensino. Por esse motivo, é necessário que seus mecanismos constitutivos sejam constantemente revisados, com vistas a aferir se obtêm sucesso em relação aos fins aos quais se propõe. Tal necessidade, lugar onde reside a justificativa do trabalho, se acentua perante um paradoxo: mesmo que o discurso teórico acerca da avaliação aponte para um pensamento inclusivo e democrático, as práticas avaliativas ainda permanecem impregnadas de influências dos modelos tradicionais, o que resulta numa educação bancária, excludente e hierarquizante. Nesse sentido que, por meio de uma pesquisa qualitativa embasada em ampla análise bibliográfica, se empreenderá uma análise histórica da avaliação até o ponto do status quo atual das práticas pedagógicas avaliativas, no intuito de evidenciar tais contradições, lançando-se posteriormente a uma discussão crítica dessa trajetória histórica. Tal é o objetivo do trabalho. Por fim, concluiu-se que é necessário um esforço teórico e prático daqueles que pretendem pensar as práticas pedagógicas no sentido do desenvolvimento gradual de um novo modo de avaliar: um modo que leve a sério o princípio de uma escola democrática e todas as suas implicações.

Keywords : Avaliação pedagógica; Historicidade; Prática pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )