SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Breves considerações acerca da historicidade da avaliação pedagógicaDocência, educação a distância e tecnologias digitais: um estudo bibliométrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

ALMEIDA, Maria Tereza Carvalho et al. Desenvolvimento docente: avaliação de uma experiência em um curso de Medicina. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.306-318.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992635.

O objetivo deste estudo foi avaliar as ações oferecidas em um Programa de Desenvolvimento Docente a partir da percepção dos professores do curso de medicina de uma universidade pública que utiliza métodos ativos de ensino-aprendizagem desde 2002. Após cada ação do programa, um instrumento de avaliação foi aplicado aos participantes, e respostas foram submetidas à análise do conteúdo e em seguida foram organizadas em três categorias: infraestrutura e logística, estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas, e conteúdo desenvolvido. Os professores destacam a importância da organização e planejamento das atividades e do ambiente em que essas ações se desenvolveram; Enfatizam a importância de utilizar estratégias de ensino-aprendizagem que possibilitem maior reflexão sobre a própria prática e a integração da teoria e a prática. Apontam que os temas propostos foram oportunos e necessários, reconhecem a importância de estarem em desenvolvimento, falam sobre a motivação a partir das experiências vivenciadas. Conclui-se que o Desenvolvimento Docente é um processo pelo qual o professor está em transformação, por meio de uma reflexão consciente e constante de sua própria prática. Esse processo pode ser promovido pelos investimentos institucionais e pelos mecanismos reguladores das instituições constituídos por uma avaliação referenciada em indicadores objetivos, coerentes com as metas a serem alcançadas. Nesse sentido, é necessário investir na educação permanente, pois os programas em longo prazo permitem trabalhar as necessidades do professor e da instituição.

Palavras-chave : Desenvolvimento e educação; Formação médica; Desenvolvimento profissional; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )