SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Docência, educação a distância e tecnologias digitais: um estudo bibliométricoRegistros Digitais: desafios e sucessos nas aulas de Literatura do Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MENESES, Aérica de Figueiredo Pereira; CAMPOS, Priscilla Perla Tartarotti von Zuben; GEMMA, Sandra Francisca Bezerra  e  FUENTES-ROJAS, Marta. Seminários interdisciplinares como instrumento de articulação de saberes: um relato de experiência. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.336-349.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992532.

O presente artigo teve como objetivo relatar a experiência de práticas interdisciplinares onde o modal seminário foi utilizado como estratégia metodológica para o debate de temas contemporâneos. Neste sentido, tem-se a descrição sobre as atividades praticadas no Seminário Interdisciplinar ERGOLAB e LAPSIC (SIEL), realizado na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com o intuito de contribuir para o tratamento interdisciplinar dos problemas contemporâneos, criando um espaço de referência para os diversos temas de pesquisa. O Seminário em questão tem periodicidade mensal e está acessível à comunidade acadêmica e profissionais das áreas de interesse nos temas abordados pelos laboratórios. As reuniões são organizadas por uma comissão que define o tema e a dinâmica de cada encontro. O arranjo de cada encontro pauta-se nos seguintes formatos: mesa redonda; discussão de textos sobre interdisciplinaridade; e, apresentação de pesquisadores e/ou profissionais convidados. Concluiu-se que tal prática tem estimulado o debate e a reflexão interdisciplinar, promovido um intercâmbio de informações entre os participantes e fomentado as pesquisas em desenvolvimento pelos integrantes, além de aprimorar e fortalecer parcerias e o envolvimento com a comunidade.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade da educação; Seminário de estudo; Intercâmbio de conhecimentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )