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Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

RISCAL, Sandra Aparecida. Educação e dever profissional na constituição da subjetividade moderna. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.367-376.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993349.

Este artigo tem como objetivo discutir o papel do dever profissional na constituição da subjetividade moderna a partir da análise deste tema nos livros de Max Weber denominados Ensaios sobre a Sociologia das Religiões. Weber apresenta uma genealogia da modernidade ocidental, abordando-a do ponto de vista de sua racionalidade específica por meio da qual teria se consolidado uma subjetividade fundamentada no domínio prático instrumental. Segundo Weber, a Reforma Luterana, por meio da ascese, conferiu ao trabalho uma dimensão ético-religiosa e estabeleceu as bases para a concepção moderna de “dever profissional”, que se estendeu para todos os domínios da atividade humana. O conceito de trabalho como vocação, derivado da ascese protestante, consubstancia-se na entrega metódica e disciplinada no trabalho concebido como destino individual. Por meio da internalização de uma forma específica de racionalidade, a que todos devem se conformar passivamente, constituiu-se um processo de subjetivação que impõe uma racionalidade instrumental como um meio legítimo de abordagem cognitiva e prática de todos os processos mundanos. Como decorrência, o dever profissional passou a determinar o sentido e significado dos processos educativos, cuja finalidade precípua é a formação para o trabalho.

Palavras-chave : Max Weber; Formação profissional; Subjetividade; Educação.

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