SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Educação e dever profissional na constituição da subjetividade modernaEducação, Cinema e Estudos Culturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

ZUIN, Antônio A. S.  e  GOMES, Luiz Roberto. A formação da subjetividade na Idade Mídia. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.377-387.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993350.

Na atual sociedade do espetáculo, as telas estão presentes em todas as esferas dos espaços público e privado, de tal maneira que se torna possível caracterizar a sociedade hodierna como a da Idade Mídia. Esta onipresença das telas em todas as relações sociais determina transformações inéditas tanto na dimensão objetiva, quanto na subjetiva. Não por acaso, já é possível identificar sinais de comportamento de vício em relação aos estímulos audiovisuais continuamente produzidos e consumidos por meio dos gadgets eletrônicos, com destaque para a presença ubíqua dos aparelhos celulares. Seguindo esta linha de raciocínio torna-se cada vez mais comum o recrudescimento da ansiedade, caso alguém se separe de seu celular, por exemplo. Diante de tal contexto, os autores deste artigo têm, como principal objetivo, refletir criticamente sobre as metamorfoses na dimensão subjetiva presentes na chamada Idade Mídia. Para tanto, serão apresentadas considerações sobre as transformações no conceito de indústria cultural na era da revolução microeletrônica, bem como a análise das modificações na subjetividade decorrentes da reconfiguração das esferas pública e privada em tempos de hegemonia das tecnologias digitais.

Palavras-chave : Subjetividade; Idade Mídia; Indústria Cultural; Revolução Microeletrônica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )