SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Educação, Cinema e Estudos CulturaisA contradição que não se comunica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MARIN, Andréia  e  CASTRO, Marcos Câmara de. Vagando na noite: encontros entre filosofia, educaзгo e mъsica, ao “som” de Derrida e Debussy. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.401-416.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993352.

A presente escrita foi elaborada a partir de especulações sobre possíveis encontros entre filosofia, educação e música. Nas margens da música, onde a filosofia busca alguma penetração, o tema de uma suposta recusa à assimilação se anuncia, exigindo a retomada de questões como a permanência de uma zona de indeterminação não alcançada pelo esforço representacional. Essa opacidade incontornável do fenômeno musical desloca-o para uma dimensão noturna, destino comum a tudo que escapa aos interesses totalizantes de uma linguagem comprometida com a objetivação e nomeação das coisas e dos que, a partir dela própria, se convencionou chamar de outros. O noturno na filosofia e na música é objeto de reflexões de Derrida e de outros pensadores, a partir das quais é possível vislumbrar uma ampliação do mundo, justamente onde se evidencia o caráter meramente formal dos limites entre o que é dito e não dito, entre o que é humano ou não. O texto aqui apresentado inclui algumas dessas reflexões filosóficas, cotejadas com criações musicais que insinuam esse caráter noturno, como as de Debussy. Adicionalmente, são destacadas possíveis consequências do enfraquecimento da política representacional para processos de subjetivação e relações de alteridade, abrindo espaço para um pensamento sobre educação não comprometido com a centralidade do humano.

Palavras-chave : Noturno; Música; Filosofia; Subjetivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )