SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Vagando na noite: encontros entre filosofia, educaзгo e mъsica, ao “som” de Derrida e DebussyAnálise do discurso nas pesquisas em educação: perspectivas foucaultianas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

GODINHO, Ana. A contradição que não se comunica. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.417-424.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993353.

Nunca se produziu tanto e tão aceleradamente informação e conhecimento. Produção que finalmente não se comunica, nem age, nem tem os efeitos positivos que se desejam de transferência para a sociedade. Hiperatividades, fascismos, patologias variadas, contradições e impasses entravam tamanho empreendimento. E a par dos avanços tecnológicos e científicos mais ousados uma barbárie inominável avança de forma avassaladora. Os perigos planetários que resultam desta produção que não se comunica e de que só amiúde nos tornamos conscientes não deixam de nos ameaçar todos os dias e bater com insistência à porta. Um contexto global tão ambíguo e perigoso faz-nos recuperar uma hipótese com mais de cinquenta anos. Proposta por Bateson com um alcance bastante vasto, o conceito de duplo impasse ou “double bind” ajuda-nos a pensar a relação entre educação, conhecimento e política.

Palavras-chave : Comunicação; Contradição; Duplo impasse; Populismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )