SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A contradição que não se comunicaA pedagogização do sexo da criança: do corpo ao dispositivo da infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

LUIZ, Maria Cecília; SILVA, Flávio Caetano da  e  BENGTSON, Clarissa Galvão. Análise do discurso nas pesquisas em educação: perspectivas foucaultianas. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.425-437.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993354.

O objetivo deste artigo é auxiliar os pesquisadores da área de Educação a compreenderem algumas possibilidades de aplicação da Análise do Discurso, segundo Foucault, com o propósito de dispor deste referencial teórico-metodológico nas pesquisas em Educação. Foucault (1979) trata da relação entre discurso e poder, visto que para o autor as práticas discursivas estão interligadas nas relações de poder e saber. O discurso é mais do que a referência das coisas, pois possibilita uma rede conceitual que lhe é própria. Este estudo justifica-se devido à necessidade da área de Educação investigar e referendar os diferentes discursos de segmentos da escola, como: gestores, professores, alunos, funcionários, ou mesmo de textos oficiais sobre políticas educacionais, etc., isto é, as diversas e profundas perspectivas de investigar as coisas ditas. Para facilitar a compreensão da Análise do Discurso, buscamos exemplificá-la com pesquisas referentes ao campo da Educação, em geral, como também pesquisas específicas desenvolvidas em 2017 e 2018, por grupos de pesquisa da Linha Educação, Cultura e Subjetividade do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos.

Palavras-chave : Pesquisa em educação; Análise do discurso; Perspectivas foucaultianas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )