SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Análise do discurso nas pesquisas em educação: perspectivas foucaultianasInfância e relações étnico-raciais: uma questão de saber-poder índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MORUZZI, Andrea Braga. A pedagogização do sexo da criança: do corpo ao dispositivo da infância. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.438-458.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993355.

O que é a pedagogização? O que é a infância? E o que é o dispositivo? Este artigo se deriva de uma pesquisa de doutorado que entrelaça estes três conceitos a partir de uma analítica foucaultiana. O ponto de partida é a noção de que o século XVIII investe de maneira específica no corpo da criança, produzindo uma série de práticas que se inscrevem em um processo de pedagogização de seu sexo. Esta pedagogização, por sua vez, ocorre primeiramente por meio de um silenciamento e de uma negação da existência da sexualidade da criança, mas que em momento seguinte desencadeia uma explosão de práticas que irão, por outro lado, exaltar, explicar, incitar, “liberar”, tratar, curar etc., todas as suas manifestações em torno de seu corpo. Há uma hipótese que atravessa esse debate que entende que é a partir do momento em que a criança se torna um dos grupos estratégicos do dispositivo da sexualidade, tal como pressupõe Foucault, um conjunto heterogêneo de regimes de verdades e práticas é também produzido sobre esta criança, de maneira tal, que se desenha para ela um modo específico de viver a infância. Dessa maneira, a infância vai se constituindo, tal como a sexualidade, como um dispositivo histórico do poder. De forma correspondente às características do dispositivo, o artigo desenha as práticas que emolduraram a infância moderna, tais como: as Práticas pedagógicas, as Práticas divisórias e identitárias de gênero e de sexualidade e as Práticas médicas. Observa-se, nessas práticas, as linhas de visibilidade e de enunciação, as de força e as de subjetivação, todas convergindo de maneira a esquadrinhar o corpo da criança e a configurar para ela um modo de viver, de se portar, de se vestir, de habitar, de brincar, de se expressar. Um movimento que é preciso e micropolítico: das práticas de disciplinamento do corpo ao dispositivo da infância.

Palavras-chave : Infância; Sexualidade; Dispositivo; Pedagogização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )