SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A pedagogização do sexo da criança: do corpo ao dispositivo da infânciaDesafios curriculares no ensino superior: contribuições do Programa Abdias Nascimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SOUZA, Edmacy Quirina de  e  PEREIRA, Reginaldo Santos. Infância e relações étnico-raciais: uma questão de saber-poder. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.459-472.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993356.

Este artigo propõe uma discussão sobre infância, racismo e sua conexão com os dispositivos de saber-poder engendrados nas relações sociais e nos espaços educativos. Discute como os espaços educativos produzem modos de subjetivação das crianças, as várias formas de governá-las e enquadrá-las nas normas e padrões da cultura branca. As práticas preconceituosas e racistas aprendidas e internalizadas no contexto escolar colaboram na constituição de uma criança que cresce sob a égide de uma cultura racista. A partir do referencial teórico pós-estruturalista, o estudo problematiza os conceitos de infância essencializada, traz ao debate e reflexão os regimes de verdade, os jogos de saber e poder que circundam a infância, bem como os discursos que são produzidos na esfera educacional e os desafios emergentes para constituição de uma educação antirracista.

Palavras-chave : Infância; Poder; Racismo; Saber.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )