SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Infância e relações étnico-raciais: uma questão de saber-poderOs conceitos epistemológicos da Educação Inclusiva: propriedade da multiplicidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CRUZ, Ana Cristina Juvenal da; RODRIGUES, Tatiane Cosentino; CRUZ, Denise  e  CARDOSO, Ivanilda Amado. Desafios curriculares no ensino superior: contribuições do Programa Abdias Nascimento. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.473-489.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993357.

Este artigo apresenta alguns resultados da primeira fase de implementação do projeto “Conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para a diversidade étnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes” do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos (NEAB/UFSCar), vinculado ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES). O projeto visa estabelecer uma rede transnacional de investigação conjunta entre pesquisadores e pesquisadoras em parceria com três instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA) e Université Paris Nanterre (França). O projeto objetiva analisar se e de que forma os currículos dos cursos de formação de professores estão se modificando para o diálogo de conhecimentos étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Neste artigo apresentamos um recorte do levantamento bibliográfico sobre este tema nos contextos da Colômbia e dos Estados Unidos.

Palavras-chave : Currículo; Ensino superior; Diversidade étnico-racial; Políticas de ação afirmativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )