SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Desafios curriculares no ensino superior: contribuições do Programa Abdias NascimentoA desgenerificação do trabalho nas novas configurações do capitalismo: implicações para pensar o trabalho docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

GONZALEZ, Aldo Ocampo. Os conceitos epistemológicos da Educação Inclusiva: propriedade da multiplicidade. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.490-519.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993358.

O estudo de conceitos constitui uma das tarefas mais significativas e relevantes da tarefa epistemológica. O presente trabalho visa estabelecer um conjunto de explorações e distinções analítico-metodológicas em torno do estudo de conceitos epistemológicos que participam da configuração do campo de produção da Educação Inclusiva. Como premissa fundamental, é possível afirmar que seus principais instrumentos conceituais estão abrigados no centro crítico da multiplicidade. Pelo que, a linguagem da inclusão é a linguagem da multiplicidade. Conceitos, neste contexto, tornam-se ferramentas intersubjetivas, têm a capacidade de conectar vários campos de conhecimento, disciplinas, métodos e objetos de diferentes naturezas que convergem e participam da produção da especificidade de seu domínio. Com efeito, eles são concebidos como ferramentas de intermediação. Os conceitos criam condições de legibilidade, determinam modos de aplicação para um objeto específico. Observa-se a configuração de um universo conceitual que opera através da rearticulação de seus conceitos, advindos de diversos emaranhados genealógicos de dispersão, itinerários e ramificações. Os conceitos epistemológicos da Educação Inclusiva operam através de condições de flexibilidade, são mobilizados por várias disciplinas, transformando e deslocando em sua passagem por cada um deles, alteram e reestruturam seus significados. Constitui um terreno analítico complexo e em permanente movimento. Avançar no desvelamento de seu universo conceitual requer a criação de conceitos que nos permitam ler criticamente o presente. Seus conceitos são formas políticas poderosas de transformação do mundo.

Palavras-chave : Conceitos epistemológicos; Universo conceitual; Epistemologia; Ordem de produção e Educação Inclusiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )