SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Os conceitos epistemológicos da Educação Inclusiva: propriedade da multiplicidadeEvasão na educação superior de um Instituto Federal do nordeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SCHERER, Renata Porcher. A desgenerificação do trabalho nas novas configurações do capitalismo: implicações para pensar o trabalho docente. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.520-532.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993112.

O presente artigo tem como objetivo analisar as principais implicações das metamorfoses no mundo do trabalho na passagem de um paradigma fordista para um pós-fordista, para a profissionalização do trabalho docente. Para tanto, toma-se como material empírico três importantes estudos sobre a docência brasileira e aponta-se para a importância de considerarmos os diagnósticos acerca das mudanças no mundo do trabalho para compreendermos e complexificarmos o atual contexto vivido por professores e professoras. Inicia-se examinando as principais transformações ocorridas no capitalismo recente a partir do triunfo do pensamento neoliberal no Brasil, sinalizando para a emergência dos novos perfis profissionais que passam a ser exigidos no contexto atual. Após, apresentamos um diagnóstico sobre a profissionalização do magistério e o adoecimento docente no Brasil, evidenciando que o conceito de desgenerificação mostra-se como uma ferramenta importante para futuros estudos que busquem investigar tais temáticas.

Palavras-chave : Trabalho docente; Capitalismo; Desgenerificação do trabalho.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )