SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Licenciaturas em Ciências e Educação Inclusiva: a visão dos/as licenciandos/asTeorização curricular e formação docente: uma aposta em grupos de pesquisa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

LACERDA, Wânia Maria Guimarães. Estudantes de camadas populares e a afiliação à universidade pública. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.572-587.  Epub 01-Ene-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992541.

O artigo trata de um trabalho realizado nos anos de 2013 a 2015, no âmbito do Observatório Sociológico da Vida Estudantil da Universidade Federal de Viçosa - UFV - (Brasil), instância formativa, de produção e de divulgação do conhecimento sobre a vida estudantil de universitários das camadas populares. O objetivo do trabalho foi criar possibilidades para a afiliação intelectual de estudantes pobres à universidade pública. Na primeira etapa, dezoito universitárias, do curso de Pedagogia, realizaram autoanálises das trajetórias escolares e vivências acadêmicas, tendo como referência o pensamento bourdieusiano, e fizeram a descrição reflexiva delas. Na segunda etapa, foram elaborados projetos e desenvolvidas pesquisas sobre temas que emergiram dessas autoanálises. O método de geração de dados foi o relato biográfico, e os investigados, em sua maior parte, eram estudantes da UFV, o que, juntamente com as autoanálises realizadas, viabilizou a conexão de saberes entre as estudantes na condição de pesquisadoras e os sujeitos investigados. Dentre os resultados desse trabalho há o fato de que as autoanálises permitiram às estudantes a interpretação dos princípios que engendram suas práticas e a incorporação e/ou atualização de disposições favoráveis à constituição de percursos acadêmicos de qualidade e se mostraram uma forma de promover a afiliação intelectual à universidade pública e de enfrentamento dos efeitos que a origem social possa ter nos percursos acadêmicos. A associação da autoanálise, como um trabalho interpretativo das disposições e práticas, com a realização de pesquisas, e a conexão de saberes entre estudantes com afinidades de habitus, engendrou a constituição de redes de sociabilidade e a permanência na UFV.

Palabras clave : Acesso à educação superior; Sociologia da Educação; Desigualdades socioeducacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )