SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Estudantes de camadas populares e a afiliação à universidade públicaOs professores frente às demandas das famílias: aproximando contextos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

RIBEIRO, William de Goes; CRAVEIRO, Clarissa Bastos  e  FREITAS, Adriano Vargas. Teorização curricular e formação docente: uma aposta em grupos de pesquisa. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.588-599.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992864.

Procura-se neste texto destacar a relevância da teorização curricular para pensar os processos de formação docente e os sentidos em disputa, considerando estudos realizados em nossos grupos de pesquisa. O trabalho põe em relevo uma aposta coletiva nos processos de escape, frente às políticas regulatórias que, a despeito das diferenças, cada vez mais centralizam a questão do currículo a partir de uma cultura da testagem, a qual tem subsumido educação a ensino (aprendizagem). Defende-se, diferentemente, o currículo como significação, perspectiva esta que ampara distintos processos formativos, os quais buscam valorizar “o chão da escola” em uma dinâmica ativa na qual a política se constitui. Nesse sentido, discorda que a qualidade da educação passe necessariamente pela centralização curricular, tampouco de que se trata de uma questão de garantia. As políticas curriculares - que em sua complexidade têm sido analisadas por nós - em um cenário de reformas educacionais, hibridizam disputas que buscam silenciar a ação docente e colonizar as práticas, bem como sugerem também mudanças provocadas pelos distintos governos, as quais têm ocupado a tônica das discussões nos grupos. A argumentação sugere que os sentidos não são os mesmos, distintos são os contextos e as interpretações, o que interpela a seguir analisando a política de uma maneira não estadocêntrica. Nesse sentido, o escape sempre é possível, ainda que as condições não favoreçam.

Palavras-chave : Currículo; Formação docente; Cultura e educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )