SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Teorização curricular e formação docente: uma aposta em grupos de pesquisaA reciprocidade na relação professor-estudante em um curso médico que utiliza métodos ativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

WAGNER, Adriana; GONZALEZ, María del Luján Tornaría; JUNGES, Lisiane Alvim Saraiva  e  HERNANDEZ, Esthella. Os professores frente às demandas das famílias: aproximando contextos. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.600-618.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992543.

O papel dos professores tem se transformado nos últimos anos devido às demandas e responsabilidades educacionais, cada vez mais complexas, que derivam das famílias de seus alunos. O objetivo deste estudo foi investigar como os professores de ensino fundamental do Brasil e Uruguai percebem e avaliam as demandas que recebem das famílias e o quão preparados se sentem para enfrentar essa realidade. Foi utilizado método qualitativo, exploratório e transcultural, a partir da técnica do Grupo Focal, sendo conduzido um grupo no Brasil (10 participantes) e um no Uruguai (9 participantes). Em ambos os grupos, os participantes foram mulheres, com experiência nas redes pública e privada. Os dados foram tratados a partir da técnica de Análise de Conteúdo e os resultados apontaram dois temas principais: Formação Acadêmica e Demandas das Famílias. A análise evidenciou inúmeras semelhanças na relação que a família e a escola estabelecem na prática diária - tanto no Brasil quanto no Uruguai - especialmente no que diz respeito ao papel docente. Observou-se a dificuldade dos professores em delimitar seu papel para si e para as famílias. Os professores também se mostraram com poucos recursos para trabalhar com a diversidade de demandas familiares e é possível pensar que eles se beneficiariam de espaços de reflexão e desenvolvimento de sensibilidade para poder discriminar essas demandas. Assim, pode-se dizer que é necessário inaugurar uma discussão profunda sobre o que significa formar os professores para o trabalho com as famílias.

Palavras-chave : Relação família-escola; Formação docente; Demandas familiares; Estudo transcultural.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )