SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Los docentes frente a las demandas de las familias: aproximando contextosMetodologías interactivas para facilitar la integración de la Unidad Curricular de Semiología Humana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

PIO, Danielle Abdel Massih; BOCCHI, Silvia Cristina Mangini; VIEIRA, Camila Mugnai  y  CHIRELLI, Mara Quaglio. A reciprocidade na relação professor-estudante em um curso médico que utiliza métodos ativos. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.619-631.  Epub 01-Ene-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992506.

A aprendizagem em alguns métodos ativos, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Problematização, depende essencialmente do vínculo entre professores e estudantes. A presente pesquisa teve o objetivo de compreender o processo experiencial de professores médicos com a formação profissional do estudante de Medicina de 1ª, 2a, 5a e 6a séries do curso médico de uma Faculdade do interior paulista e elaborar um modelo teórico representativo desse processo vivenciado. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e utilizou-se o referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. A amostra foi constituída por saturação teórica, que se deu na 19ª entrevista. O referencial teórico para a discussão dos resultados foi o Interacionismo Simbólico. Este artigo enfoca parte da categoria ‘Encontrando-se: capacitação, experiência e motivação como facilitadores permanentes dos métodos ativos’, especificamente a subcategoria ‘Vivenciando a reciprocidade ao operacionalizar o método ativo’. O estudo possibilitou aprofundar o conhecimento acerca dos pressupostos teórico-práticos subjacentes à docência, essencialmente no aspecto da relação professor-estudante. Discute-se o quanto o professor pode propiciar maior segurança ao estudante e ter sua prática fortalecida diante do seu papel nos métodos ativos. Assim, contribui para um processo essencial da formação permanente em métodos ativos de professores médicos e de demais categorias profissionais.

Palabras clave : Educação médica; Interação professor-aluno; Métodos de ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )