SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A reciprocidade na relação professor-estudante em um curso médico que utiliza métodos ativosCurrículo interdisciplinar no ensino integral: concepções de professores paulistas de Ciências da Natureza e Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

ANDRADE, Maria Cristina de et al. Metodologias interativas para facilitar a integração da Unidade Curricular de Semiologia Humana. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.632-644.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992379.

Introdução: A integração do currículo é fundamental para a formação médica. Representa, todavia, um constante desafio para os professores envolvidos, visto que não há uniformidade sobre o conceito, sobre a necessidade de inclusão de atividades integradas, e mesmo sobre sua operacionalização. Objetivos: Promover a integração da unidade curricular (UC) de semiologia humana (clínica médica, pediatria, diagnóstico por imagem, psicologia e informática em saúde) através da implantação de metodologias interativas, e avaliar a percepção dos estudantes do módulo de semiologia humana, após a implementação destas metodologias. Métodos: Utilizou-se pesquisa-ação, envolvendo 76 professores e 125 estudantes da 3ª série do curso médico. Para a integração da UC foram realizadas: reuniões mensais entre os coordenadores para implementação e acompanhamento das metodologias interativas, que consistiram de integração da teoria com a prática, implantação de discussão conjunta de casos clínicos, visão holística do paciente e de seus problemas, colaboração e comunicação entre os professores, aulas conjuntas, avaliação integrada com o processo de aprendizagem e ensino em pequenos grupos. Além disso, foram realizadas oficinas de capacitação para uso da plataforma Moodle pelos professores e construção de página com as atividades da UC. A avaliação da percepção dos estudantes sobre a UC foi realizada através de questionário voluntário e anônimo e de questões abertas (qualitativa). Todos os estudantes responderam ao questionário. Foi utilizada a escala de Likert de cinco pontos com um ponto médio manifestando situação intermediária ou de nulidade, domínio de discordância (valores 1 e 2) e domínio de concordância (4 e 5). A análise do desempenho destes alunos da 3ª série do curso de medicina foi feita comparando-se os seus resultados com os obtidos nas provas do ano anterior. Na análise estatística foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (versão 17.0, SPSS®, Chicago, IL, EUA). Resultados: A análise conjunta das categorias do questionário demonstrou que houve impacto positivo após a integração entre as disciplinas e a introdução de metodologias interativas no curso. Houve melhora significante do desempenho, tanto teórico quanto prático, avaliado pelas notas obtidas pelos alunos, quando comparado aos alunos do ano anterior (p<0,001). Por outro lado, nas questões abertas, os alunos ainda referiram heterogeneidade entre os professores e na avaliação, necessidade de um esforço contínuo para melhorar e manter a integração, bem como adequar a carga horária, considerada insuficiente. Conclusão: A análise da avaliação evidenciou a necessidade de implementar o desenvolvimento docente, o planejamento conjunto e a continuidade do processo de articulação. A utilização das metodologias interativas contribuiu para a integração da Unidade Curricular de semiologia.

Palavras-chave : Semiologia; Educação médica; Estudante; Metodologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )