SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Leitura, escrita e literatura: análise multidisciplinar da inserção na culturaFiandar con escrituras de futuras pedagogas: algunos rastros de las incenciadoras de caminos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

MARTINS, Priscila Bernardo  y  CURI, Edda. Estágio Curricular Supervisionado: uma retrospectiva histórica na legislação brasileira. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.689-701.  Epub 01-Ene-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992471.

O objetivo deste artigo é retratar o percurso histórico das legislações que tratam do Estágio Supervisionado. Trata-se de uma pesquisa documental em que foram analisados decretos, leis, portarias e diretrizes que regulamentam os estágios. Historicamente, o conceito de Estágio Supervisionado foi instituído no Brasil a partir da Lei Orgânica do Ensino Normal, promulgada em 1946, que define um único currículo para todos os estados. Em meio às proposições e mudanças significativas, o Estágio tornou-se um componente mínimo curricular, estabelecendo a obrigatoriedade da Prática de Ensino sob forma de Estágio Supervisionado. Diante dessa trajetória histórica da legislação brasileira, percebemos avanços e retrocessos no que diz respeito à formação de professores e o Estágio Curricular Supervisionado.

Palabras clave : Estágio curricular supervisionado; Legislação; Formação inicial de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )