SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Leitura, escrita e literatura: análise multidisciplinar da inserção na culturaFiandar com escritas de futuras pedagogas: alguns rastros das incendiadoras de caminhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MARTINS, Priscila Bernardo  e  CURI, Edda. Estágio Curricular Supervisionado: uma retrospectiva histórica na legislação brasileira. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.689-701.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992471.

O objetivo deste artigo é retratar o percurso histórico das legislações que tratam do Estágio Supervisionado. Trata-se de uma pesquisa documental em que foram analisados decretos, leis, portarias e diretrizes que regulamentam os estágios. Historicamente, o conceito de Estágio Supervisionado foi instituído no Brasil a partir da Lei Orgânica do Ensino Normal, promulgada em 1946, que define um único currículo para todos os estados. Em meio às proposições e mudanças significativas, o Estágio tornou-se um componente mínimo curricular, estabelecendo a obrigatoriedade da Prática de Ensino sob forma de Estágio Supervisionado. Diante dessa trajetória histórica da legislação brasileira, percebemos avanços e retrocessos no que diz respeito à formação de professores e o Estágio Curricular Supervisionado.

Palavras-chave : Estágio curricular supervisionado; Legislação; Formação inicial de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )