SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Supervised Curricular Internship: a historical retrospective on the Brazilian legislationEarly Childhood Education and teacher health: studies that approach the theme author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

DALMASO, Alice Copetti  and  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Fiandar com escritas de futuras pedagogas: alguns rastros das incendiadoras de caminhos. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.702-711.  Epub Jan 01, 2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992673.

Este artigo relata uma experiência de leitura e escrita realizada em atual percurso formativo acadêmico, nos espaços e tempos em que capturamos signos, afetos e pensamentos. O ensaio ‘O incendiador de caminhos’ (2011), do escritor moçambicano Mia Couto, foi manipulado num dos momentos de uma disciplina de ciências e educação, cuja ementa engloba epistemologias, metodologias e práticas pedagógicas na área das ciências naturais para crianças, num curso de Licenciatura em Pedagogia. Entretanto, o texto não viria falar sobre práticas pedagógicas e sim fazer pulsar um ‘quiçá’: quiçá se pudesse pensar em docência, em práticas pedagógicas ou em ciências - conjugadas com a vida - a partir do ensaio do autor. Um texto pode projetar uma potência, ativando modos de pensar-se, produzindo uma experiência de linguagem e de mundo. As futuras pedagogas nos mostraram as brechas que uma leitura pode fazer sobre uma docência em mim, no outro e em aberto. ‘O incendiador de caminhos’ se relaciona com a possibilidade de nos fabricarmos na trajetória de ocupar espaços, disciplinas e pensamentos enrijecidos da universidade. Queimam algumas certezas e fazem reivindicar, enquanto formadoras/es e formandos/as, a experiência de ler, pensar e escrever fagulhas de presente e futuro em educação.

Keywords : Escrita; Leitura; Formação de professores; Mia Couto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )