SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Fiandar con escrituras de futuras pedagogas: algunos rastros de las incenciadoras de caminosPrática de escrita no processo formativo: a constituição de uma pesquisadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

MARTINS, Maria de Fátima Duarte; ARAUJO, Tânia Maria; VIEIRA, Jarbas Santos  y  MEIRELES, Janaina Barela. Educação Infantil e saúde das professoras: estudos que se aproximam ao tema. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.712-725.  Epub 01-Ene-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992495.

O artigo apresenta estudos que abordam a relação do trabalho docente das professoras de educação infantil com a sua saúde. Pesquisou-se nas bases - Scientific Electronic Library Online (SciELO Brasil) o período de 2010 até 2017, no Portal da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) o período de 2000 a 2017 e no Banco de Teses da Capes/MEC - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Ministério da Educação (de 2000 a 2017). No campo “pesquisa de artigos”, utilizamos os descritores (isolados e associados): “doença”, “professora” e “educação infantil”, posteriormente acrescentou-se “adoecimento”. Pesquisou-se nos campos em “geral” e “resumo”. Entre artigos, teses e dissertações encontrou-se 17 trabalhos que analisavam a relação do adoecimento das professoras de educação infantil com seu trabalho. Constatou-se que esse grupo de professoras, por ser relativamente novo e por estar em construção a sua identidade profissional, ainda é pouco estudado, embora apresente-se como grupo de risco para adoecimento, portanto mais estudos são necessários para identificar problemas e buscar soluções.

Palabras clave : Educação infantil; Professores; Saúde; Trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )