SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Prática de escrita no processo formativo: a constituição de uma pesquisadoraAbordagens de avaliação educacional: a constituição do campo teórico no cenário internacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da. Projeto Teto Térmico: um documentário envolvendo interdisciplinaridade em uma escola pública. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.736-748.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992538.

Neste artigo é relatada a produção do documentário educacional intitulado Projeto Teto Térmico, o qual aborda um trabalho interdisciplinar desenvolvido em uma escola estadual pública na cidade de São José do Rio Preto-SP. A realização desse documentário ocorreu por meio dos Núcleos de Ensino da Universidade Estadual Paulista (UNESP) durante o ano de 2016. No ano anterior, em 2015, alunos, professores e gestores dessa escola pública realizaram uma campanha de arrecadação de caixas de leite longa vida para construção de um teto térmico no pátio da escola, visto que o calor nesse ambiente ultrapassava os 42o Celsius em alguns dias durante o verão. Por meio do desenvolvimento do projeto, professores e alunos do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental exploraram, do ponto de vista prático e teórico, conteúdos curriculares referentes às disciplinas Matemática, Ciências Naturais e Língua Portuguesa. Com a construção do teto térmico foram arrecadadas 15.000 caixas de leite longa vida e o calor no pátio diminuiu em até 8o Celsius. Conclui-se, por meio do acompanhamento do desenvolvimento do projeto e dos relatos de professores, alunos, gestores e membros da comunidade escolar, que o projeto foi significativo do ponto de vista curricular - Parâmetros Curriculares Nacionais - e que a produção do documentário foi socialmente importante para divulgação da iniciativa didático-pedagógica-ambiental da escola e para a aprendizagem dos participantes.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Meio ambiente; Parâmetros curriculares nacionais; Vídeos digitais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )