Revista Eletrônica de Educação
Print version ISSN 1982-7199
Abstract
NAIDORF, Judith and CUSCHNIR, Melisa. La grieta pedagógica: temas de educación del siglo XXI. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.813-826. Epub Sep 01, 2020. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271993457.
No século XXI, certas receitas educacionais são assumidas como neutras e válidas para todos os contextos. Embora estejamos surpresos com isso, ainda acontece porque os discursos são reciclados, enfeitados e atraem estratégias de marketing. Em contraste com o pensamento único, as pedagogias críticas têm colaborado na revelação das múltiplas influências do mercado nas teorias educacionais e nas funções contraditórias da escola que navegam entre a reprodução e a emancipação. Neste artigo, propomos contextualizar e criticar algumas pedagogias da moda neoliberal, tomando como certo que o óbvio não é tão óbvio, tem um pano de fundo e que toda a teoria está enquadrada em um paradigma de pesquisa. Vamos nos concentrar na educação emocional e no uso reducionista das neurociências na escola que ganharam terreno no cenário educacional. Estes têm uma enorme influência nos programas de formação de professores, nos diagnósticos sobre o desempenho de professores e alunos na escola e nas propostas de conflitos que ocorrem em sala de aula.
Keywords : Pedagogias críticas; Pedagogias neoliberais; Educação emocional; Neurociências.