SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3State intervention, South-South cooperation and structural transformation: the (ignored) case of Brazil-Venezuela cooperation for equity of access to university education, 2003-2016Financial globalization, dependency and institutional changes: economic and political notes on the reforms in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

Print version ISSN 1982-7199

Abstract

NAIDORF, Judith  and  CUSCHNIR, Melisa. La grieta pedagógica: temas de educación del siglo XXI. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.813-826.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993457.

No século XXI, certas receitas educacionais são assumidas como neutras e válidas para todos os contextos. Embora estejamos surpresos com isso, ainda acontece porque os discursos são reciclados, enfeitados e atraem estratégias de marketing. Em contraste com o pensamento único, as pedagogias críticas têm colaborado na revelação das múltiplas influências do mercado nas teorias educacionais e nas funções contraditórias da escola que navegam entre a reprodução e a emancipação. Neste artigo, propomos contextualizar e criticar algumas pedagogias da moda neoliberal, tomando como certo que o óbvio não é tão óbvio, tem um pano de fundo e que toda a teoria está enquadrada em um paradigma de pesquisa. Vamos nos concentrar na educação emocional e no uso reducionista das neurociências na escola que ganharam terreno no cenário educacional. Estes têm uma enorme influência nos programas de formação de professores, nos diagnósticos sobre o desempenho de professores e alunos na escola e nas propostas de conflitos que ocorrem em sala de aula.

Keywords : Pedagogias críticas; Pedagogias neoliberais; Educação emocional; Neurociências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )