SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Política de Estado, cooperação Sul-Sul e transformação estrutural: o caso (ignorado) da cooperação Brasil-Venezuela para a promoção da equidade na educação superior (2003-2016)Mundialização financeira, dependência e mudanças institucionais: notas econômicas e políticas sobre as reformas no Brasil atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão impressa ISSN 1982-7199

Resumo

NAIDORF, Judith  e  CUSCHNIR, Melisa. La grieta pedagógica: temas de educación del siglo XXI. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.813-826.  Epub 01-Set-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993457.

No século XXI, certas receitas educacionais são assumidas como neutras e válidas para todos os contextos. Embora estejamos surpresos com isso, ainda acontece porque os discursos são reciclados, enfeitados e atraem estratégias de marketing. Em contraste com o pensamento único, as pedagogias críticas têm colaborado na revelação das múltiplas influências do mercado nas teorias educacionais e nas funções contraditórias da escola que navegam entre a reprodução e a emancipação. Neste artigo, propomos contextualizar e criticar algumas pedagogias da moda neoliberal, tomando como certo que o óbvio não é tão óbvio, tem um pano de fundo e que toda a teoria está enquadrada em um paradigma de pesquisa. Vamos nos concentrar na educação emocional e no uso reducionista das neurociências na escola que ganharam terreno no cenário educacional. Estes têm uma enorme influência nos programas de formação de professores, nos diagnósticos sobre o desempenho de professores e alunos na escola e nas propostas de conflitos que ocorrem em sala de aula.

Palavras-chave : Pedagogias críticas; Pedagogias neoliberais; Educação emocional; Neurociências.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )