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Revista Eletrônica de Educação

versión impresa ISSN 1982-7199

Resumen

ROTHEN, José Carlos. O ensino superior e a Nova Gestão Pública: aproximações do caso brasileiro com o francês. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.970-995.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993549.

Com o objetivo de compreender a inserção do ensino superior dentro de um novo contexto de organização da sociedade e do Estado, gerido pela Nova Gestão Pública, o trabalho apresenta um estudo histórico comparativo da organização do ensino superior brasileiro e o francês. Conclui-se que a adesão francesa à Nova Gestão Pública tem como norte a economia do conhecimento, e a brasileira, a redução do Estado nos moldes do Consenso de Washington; e que as instituições de ensino superior nos dois países são organizadas para participarem de concorrências: na França, a internacional promovida pelos ranqueamentos, no Brasil, a mercantil.

Palabras clave : Ensino superior brasileiro; Ensino superior francês; Nova gestão pública; Universidade.

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