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Revista Eletrônica de Educação

versão impressa ISSN 1982-7199

Resumo

FREITAS, Joana Alice Ribeiro de  e  NAVARRO, Vera Lucia. Intensificação do trabalho docente e saúde: estudo com docentes da Universidade Federal de Goiás vinculados a programas de pós-graduação. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.1032-1057.  Epub 01-Set-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993084.

O presente artigo discute a relação entre intensificação do trabalho docente e a saúde de professores. Os dados obtidos baseiam-se em pesquisa que teve como objeto de estudo o trabalho docente de uma universidade pública vinculado a programas de pós-graduação. A pesquisa de caráter qualitativo foi fundamentada teórica e metodologicamente pelo materialismo histórico-dialético e utilizou como principal instrumento de coleta de dados a entrevista. Para tanto foram entrevistados 11 professores vinculados aos dois programas de pós-graduação mais bem avaliados da Universidade Federal de Goiás (UFG), no período de 2010 a 2012 pela Capes. Estes dois programas, a saber, PPGEO e PPGEcoEvol obtiveram o conceito seis na avaliação mencionada. A presente pesquisa justifica-se pela observação das profundas transformações ocorridas não apenas no ensino superior, mas também na pós-graduação brasileira, principalmente em momento posterior à Reforma do Estado da década de 1990. As novas exigências têm se aprimorado ao longo do tempo e têm culminado no aumento das cobranças avaliativas feitas pelas agências de fomento à pesquisa, as quais se desdobram em intensificação do trabalho. O relato dos docentes entrevistados sinalizou para uma série de sintomas físicos e psicológicos na totalidade dos professores, seja pela falta de descanso, pela sobrecarga de trabalho ou pela dificuldade em manejar as exigências do trabalho acadêmico e administrativo vinculado à pós-graduação.

Palavras-chave : Trabalho docente; Saúde docente; Intensificação do trabalho.

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