SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Intensification of teaching and health work: a study with professors from the Federal University of Goiás linked to graduate programsMulticulturalism, identities, professional training and quotas: constructions by medical students from UFRJ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

Print version ISSN 1982-7199

Abstract

GOMES, Paulo César; SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de  and  CODATO, Marcos Vinícius Ferreira. “O C de colonizador é análogo ao C de cartum?”: uma análise de cartuns presentes na seção curiosidades da revista Ciência Hoje das crianças. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.1058-1081.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992568.

A revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) é um importante veículo de comunicação de massa que atua na divulgação de temas científicos, culturais e de costumes do povo brasileiro. Trata-se de uma rica ferramenta em prol do ensino de ciências que pode ser utilizada por professores de ciências e de biologia de modo a complementar os temas abordados em aulas e favorecer muitas possibilidades de leituras. A revista CHC contém imagens fotográficas e muitos cartuns ilustrando seus temas. O presente artigo trata-se de uma Pesquisa Qualitativa Documental que investigou aspectos constantes da CHC. Buscamos, através de uma Análise de Conteúdo de Imagens, categorizar a representação do ser humano presente em cartuns no que chamamos de Seção Curiosidades. As imagens analisadas reportam a minimização da imagem feminina perante a masculina, retratando o sexo feminino como frágil, vulnerável, dona de casa, submissa à família e ao sexo masculino. O ser masculino predomina, pois foi representado em 75% de todas as figuras humanas consideradas, retratado como forte, envolvido com a ciência, destemido, independente e portador de poder sobre o sexo oposto. Sugerimos que os cartuns analisados também sugerem um “branqueamento cultural”, já que homens brancos e mulheres brancas representam a maioria étnica retratada nas edições analisadas.

Keywords : Cultura de massa; Cartum; Material didático; Ensino de ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )