SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Intensificação do trabalho docente e saúde: estudo com docentes da Universidade Federal de Goiás vinculados a programas de pós-graduaçãoMulticulturalismo, identidades, formação profissional e as cotas: construções por estudantes de medicina da UFRJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão impressa ISSN 1982-7199

Resumo

GOMES, Paulo César; SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de  e  CODATO, Marcos Vinícius Ferreira. “O C de colonizador é análogo ao C de cartum?”: uma análise de cartuns presentes na seção curiosidades da revista Ciência Hoje das crianças. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.1058-1081.  Epub 01-Set-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992568.

A revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) é um importante veículo de comunicação de massa que atua na divulgação de temas científicos, culturais e de costumes do povo brasileiro. Trata-se de uma rica ferramenta em prol do ensino de ciências que pode ser utilizada por professores de ciências e de biologia de modo a complementar os temas abordados em aulas e favorecer muitas possibilidades de leituras. A revista CHC contém imagens fotográficas e muitos cartuns ilustrando seus temas. O presente artigo trata-se de uma Pesquisa Qualitativa Documental que investigou aspectos constantes da CHC. Buscamos, através de uma Análise de Conteúdo de Imagens, categorizar a representação do ser humano presente em cartuns no que chamamos de Seção Curiosidades. As imagens analisadas reportam a minimização da imagem feminina perante a masculina, retratando o sexo feminino como frágil, vulnerável, dona de casa, submissa à família e ao sexo masculino. O ser masculino predomina, pois foi representado em 75% de todas as figuras humanas consideradas, retratado como forte, envolvido com a ciência, destemido, independente e portador de poder sobre o sexo oposto. Sugerimos que os cartuns analisados também sugerem um “branqueamento cultural”, já que homens brancos e mulheres brancas representam a maioria étnica retratada nas edições analisadas.

Palavras-chave : Cultura de massa; Cartum; Material didático; Ensino de ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )