SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Multiculturalism, identities, professional training and quotas: constructions by medical students from UFRJFamilies of children with disabilities and the common school: family needs and partnership construction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

Print version ISSN 1982-7199

Abstract

TAKAHASHI, Bruno Tadashi  and  LORENCINI JUNIOR, Álvaro. A identidade social docente na formação inicial de professores de Ciências. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.1103-1115.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992677.

Este artigo analisa como o processo de socialização no estágio supervisionado ocorre e influencia na construção de uma identidade docente de professores em formação inicial. A fundamentação teórica da pesquisa está embasada na literatura da psicologia social, da identidade docente e da formação de professores de Ciências. A metodologia de pesquisa consistiu em entrevistas semiestruturadas com 10 acadêmicas de um curso de Ciências Biológicas e posterior tratamento dos dados segundo categorias recorrentes. Os resultados obtidos apontam que a socialização, nesse período da formação inicial de professores, produz representações da docência e o reconhecimento do pertencimento ao grupo social dos professores. O mapeamento dos aspectos identitários geram desafios e possibilidades para o campo de formação de professores e também indica que é possível trabalhar as pesquisas relacionadas à identidade como princípio formativo na docência.

Keywords : Identidade; Profissionalismo; Estágio supervisionado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )