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Revista Eletrônica de Educação

versão impressa ISSN 1982-7199

Resumo

TAKAHASHI, Bruno Tadashi  e  LORENCINI JUNIOR, Álvaro. A identidade social docente na formação inicial de professores de Ciências. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.1103-1115.  Epub 01-Set-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992677.

Este artigo analisa como o processo de socialização no estágio supervisionado ocorre e influencia na construção de uma identidade docente de professores em formação inicial. A fundamentação teórica da pesquisa está embasada na literatura da psicologia social, da identidade docente e da formação de professores de Ciências. A metodologia de pesquisa consistiu em entrevistas semiestruturadas com 10 acadêmicas de um curso de Ciências Biológicas e posterior tratamento dos dados segundo categorias recorrentes. Os resultados obtidos apontam que a socialização, nesse período da formação inicial de professores, produz representações da docência e o reconhecimento do pertencimento ao grupo social dos professores. O mapeamento dos aspectos identitários geram desafios e possibilidades para o campo de formação de professores e também indica que é possível trabalhar as pesquisas relacionadas à identidade como princípio formativo na docência.

Palavras-chave : Identidade; Profissionalismo; Estágio supervisionado.

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