SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Famílias de crianças com deficiência e escola comum: necessidades dos familiares e construção de parceriaPráticas avaliativas: uma pesquisa nos cursos de formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão impressa ISSN 1982-7199

Resumo

FILHO, Analdino Pinheiro Silva  e  BARBOSA, Jonei Cerqueira. O potencial de um estudo piloto na pesquisa qualitativa. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.1135-1155.  Epub 01-Set-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992697.

Neste artigo, são discutidas as potencialidades do estudo piloto para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa. A argumentação ora apresentada é fruto de um estudo piloto que focalizou os jogos de linguagem matemáticos na formação de professores do campo. A produção de dados ocorreu no curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitações em Ciências da Natureza e Matemática em uma universidade pública no interior da Bahia, Brasil. O estudo piloto dessa pesquisa não gerou insights apenas para o delineamento da referida pesquisa, mas para qualquer investigação qualitativa. Baseado nisso, argumenta-se que o estudo piloto levanta questões para o refinamento do planejamento da pesquisa, pelo menos, em seis dimensões: ética, metodológica, teórica, analítica, operacional e representacional.

Palavras-chave : Estudo piloto; Pesquisa qualitativa; Planejamento da pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )