SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3The potential of a pilot study in qualitative researchLiteracy of adults and elderly people from a quilombola village author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

Print version ISSN 1982-7199

Abstract

NETA, Maria de Lourdes da Silva; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano  and  BESSA, Marcos James Chaves. Práticas avaliativas: uma pesquisa nos cursos de formação docente. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.1156-1169.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992870.

A avaliação possibilita a tomada de decisão promovendo o acompanhamento das ações de ensino, apontando o progresso dos discentes, assim como releva as lacunas no ensino e aprendizagem, fornecendo informações para os docentes, gestores e estudantes, dando ensejo ao aperfeiçoamento formativo no ensino superior. Com isso a pesquisa parte do seguinte questionamento: como se desenvolveram as práticas avaliativas dos professores nos cursos de licenciatura em História? O objeto da investigação aportou-se nas práticas avaliativas no ensino superior, de modo específico, em dois cursos de licenciatura. Objetivou-se compreender as práticas avaliativas nos cursos de licenciatura em História, conceituar avaliação do ensino e da aprendizagem e descrever as práticas avaliativas pautadas pelos coordenadores. A pesquisa, de caráter bibliográfico e de campo recorreu aos estudos de Cavalcante e Mello (2015), Moraes (2014), Tardif (2008), Viana (2012), dentre outros. A metodologia de abordagem qualitativa foi desenvolvida mediante entrevistas semiestruturadas com os gestores. As revelações dos gestores evidenciaram que avaliação era realizada pelos docentes, de modo autônomo, sem o auxílio das Coordenações, deixando de ser caracterizada como subsídio didático-pedagógico para fomentar melhorias no ensino e aprendizagem nos cursos de formação de professores, reduzindo-se a concepção de medida centrada na aplicação de instrumentos, na quantificação das aprendizagens e sem feedback aos estudantes.

Keywords : Práticas avaliativas; Ensino e aprendizagem; Formação docente; Gestores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )