SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Práticas avaliativas: uma pesquisa nos cursos de formação docenteAtividades investigativas no ensino de física: um enfoque termodinâmico ao corpo humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão impressa ISSN 1982-7199

Resumo

NUNES, Georgina Helena Lima. Alfabetização de adultos e idosos a partir de um lugarejo quilombola. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.1170-1190.  Epub 01-Set-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992591.

Este artigo recupera a experiência de diálogos sobre a alfabetização de adultos e idosos quilombolas no estado do Paraná. Tal experiência fez parte de um seminário realizado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná destinado a alfabetizadores/as, alfabetizandos/as e lideranças indígenas e quilombolas e ocorreu em Faxinal do Céu, em 2008. Com o avanço das politicas educacionais para quilombos em todos os níveis, da educação básica ao ensino superior, acredita-se que recuperar a memória deste processo de educação que pouco é refletido - alfabetização de adultos e idosos -, torna-se importante enquanto memória e projeção de futuro acerca do modo como as populações quilombolas, em alguma medida, se constituem sujeitos de sua luta por escolarização, há um longo tempo. Considera-se, também, que as conjunturas sociais e políticas, são ora favoráveis e ora desfavoráveis. Nesse sentido, o registro do construído é um potente instrumento de reivindicação de direitos não alcançados na sua totalidade, principalmente, de processos de educação e escolarização com outros matizes étnico-raciais, geracionais, históricos e culturais.

Palavras-chave : Alfabetização; Adultos; Idosos; Quilombos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )