SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Alfabetização de adultos e idosos a partir de um lugarejo quilombolaNarrar, dizer e vivenciar: mobilizações nos saberes e práticas de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión impresa ISSN 1982-7199

Resumen

PUHL, Neiva Mara  y  MARCHI, Miriam Ines. Atividades investigativas no ensino de física: um enfoque termodinâmico ao corpo humano. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.1191-1205.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992661.

A busca por melhorias na qualidade de ensino de física exige do professor constante formação e uso de diferentes metodologias em sua prática pedagógica. Neste sentido, o trabalho apresentado é resultado de uma prática desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Sinop/MT, durante a intervenção pedagógica de uma mestranda do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da Univates. O objetivo é relacionar a Termodinâmica aos processos energéticos do corpo humano por meio de atividades investigativas, buscando contribuir com a autonomia dos estudantes na construção e reconstrução de conhecimentos na disciplina de física. Para o desenvolvimento do mesmo, foram realizadas atividades de investigação em um espaço diferenciado de aprendizagem e os alunos foram instigados a realizar diversas pesquisas na internet e em outras fontes, buscando, principalmente, que os alunos convertessem a quantidade de alimentos ingeridos e as atividades físicas realizadas em calorias ingeridas e gastas. Para avaliar os conhecimentos prévios e posteriores dos alunos foram construídos mapas conceituais pré e pós-teste. Os resultados apontam que a metodologia aplicada, motivou os estudantes, havendo maior envolvimento, criticidade e reponsabilidade com a realização das atividades propostas. Pode-se inferir que abordar os conteúdos em diferentes espaços de aprendizagem contribuiu para que os estudantes se sentissem responsáveis pelo seu aprendizado.

Palabras clave : Atividades investigativas; Mapas Conceituais; Espaços diferenciados de aprendizagem; Corpo humano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )