SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Investigative activities in physical education: a thermodynamic approach to the human bodyTeaching Gastronomy: the discovery of food in childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

Print version ISSN 1982-7199

Abstract

OLIVEIRA, Vanessa Araújo de; MONTEIRO, Marcilene de Sá  and  FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos. Narrar, dizer e vivenciar: mobilizações nos saberes e práticas de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.1206-1220.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993134.

O texto tem por objetivo apresentar flashes memorialísticos de um acontecimento que está sendo vivenciado por uma das autoras, e que irá dialogar com as vozes que ecoaram durante a disciplina Formação de Professores, Cultura, Saberes e Práticas ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), da Universidade Federal de Rondônia. Com a utilização do gênero cênico-teatral ou jogo de cenas1 foi possível narrar o diálogo entre o acontecimento vivenciado e a teoria ora que o complementa. Sendo assim, entende-se que este é apenas um dos fios condutores que possibilitaram ressignificar as experiências e aprendizagens vivenciadas durante a disciplina. Portanto, a narrativa construída não está encerrada, está aberta a todos aqueles que quiserem acrescentar novas vivências, novas histórias, novas emoções.

Keywords : Práticas docentes; Narrativas; Saberes docentes..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )