SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Atividades investigativas no ensino de física: um enfoque termodinâmico ao corpo humanoEnsino da Gastronomia: a descoberta de alimentos na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão impressa ISSN 1982-7199

Resumo

OLIVEIRA, Vanessa Araújo de; MONTEIRO, Marcilene de Sá  e  FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos. Narrar, dizer e vivenciar: mobilizações nos saberes e práticas de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.1206-1220.  Epub 01-Set-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993134.

O texto tem por objetivo apresentar flashes memorialísticos de um acontecimento que está sendo vivenciado por uma das autoras, e que irá dialogar com as vozes que ecoaram durante a disciplina Formação de Professores, Cultura, Saberes e Práticas ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), da Universidade Federal de Rondônia. Com a utilização do gênero cênico-teatral ou jogo de cenas1 foi possível narrar o diálogo entre o acontecimento vivenciado e a teoria ora que o complementa. Sendo assim, entende-se que este é apenas um dos fios condutores que possibilitaram ressignificar as experiências e aprendizagens vivenciadas durante a disciplina. Portanto, a narrativa construída não está encerrada, está aberta a todos aqueles que quiserem acrescentar novas vivências, novas histórias, novas emoções.

Palavras-chave : Práticas docentes; Narrativas; Saberes docentes..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )