SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Narrar, dizer e vivenciar: mobilizações nos saberes e práticas de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão impressa ISSN 1982-7199

Resumo

FUSTE, Maria  e  FUSTE-FORNE, Francesc. Ensino da Gastronomia: a descoberta de alimentos na educação infantil. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp.1221-1234.  Epub 01-Set-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992665.

A aprendizagem dos alimentos no estágio pré-escolar é um fator chave para o desenvolvimento subsequente de hábitos alimentares. Isso não se refere apenas às refeições diárias, mas também à capacidade da educação infantil para implementar propostas que ajudem a aceitar os alimentos que tendem a causar uma maior rejeição. O objetivo do artigo é melhorar a compreensão da alimentação na primeira fase da vida, a fim de tentar, aceitar e compreender os alimentos como parte do contexto cultural. Assim, exemplos como frutas ou vegetais são produtos que representam a base de hábitos alimentares saudáveis, que ao mesmo tempo tendem a serem alguns dos grupos de alimentos que as crianças gostam menos. O artigo propõe um conjunto de iniciativas que visam integrar frutas e vegetais na rotina diária das atividades de educação infantil. Refere-se não apenas à própria alimentação - com uma proposta de menu - mas também a uma forma de adquirir conhecimento sobre os significados sociais e culturais dos alimentos - por exemplo, no que se refere às estações -. Este estudo pode implicar novas pesquisas em termos de avaliação prática das atividades propostas, o que permitiria obter evidências sobre seu contributo efetivo para o desenvolvimento de práticas alimentares.

Palavras-chave : alimentação; cultura; educação infantil; nutrição.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )