SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14La personalidad autoritaria en Brasil en tiempos de neoliberalismo y coronavirusO obscurantismo bolsonarista, o neoliberalismo e o produtivismo acadêmico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión impresa ISSN 1982-7199

Resumen

SILVA JUNIOR, João dos Reis  y  FARGONI, Everton Henrique Eleutério. Bolsonarismo: a necropolítica brasileira como pacto entre fascistas e neoliberais. Rev. Elet. Educ. [online]. 2020, vol.14, e4533133.  Epub 29-Oct-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271994533.

O texto analisa as mudanças e crises no sistema político brasileiro e suas consequências na sociedade civil e produção científica com a vitória de Bolsonaro nas eleições [presidenciais] de 2018. A partir da discussão de elementos históricos e recentes, este artigo busca compreender e debater as razões e transformações na sociedade brasileira que formaram o intento eleitoral que caracterizaram o Bolsonarismo. Mostra que este movimento é também responsável por um dos períodos mais dramáticos para a história política do país. Finaliza analisando a ruptura da estabilidade política brasileira, ataques às instituições, crise econômica e politização da ciência sob ataque ideológico por meio do pendular estreitamento do Bolsonarismo com o fascismo.

Palabras clave : Bolsonarismo; Ciência; Necropolítica; Neoliberalismo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )