SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Bolsonarismo: a necropolítica brasileira como pacto entre fascistas e neoliberaisDesconstruindo a educação superior, os direitos humanos e a produção científica: o bolsonarismo em ação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão impressa ISSN 1982-7199

Resumo

DUARTE, Newton; ALVES DOS SANTOS, Silvia  e  MELO DUARTE, Elaine Cristina. O obscurantismo bolsonarista, o neoliberalismo e o produtivismo acadêmico. Rev. Elet. Educ. [online]. 2020, vol.14, e4542134.  Epub 29-Set-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271994542.

As implicações do bolsonarismo para a produção e difusão de conhecimentos nas instituições públicas de ensino superior são analisadas neste artigo por meio do desenvolvimento de três argumentos teóricos. O primeiro deles é o de que o bolsonarismo é parte de um fenômeno sociocultural mais amplo que é o obscurantismo, o que coloca a exigência de compreensão dos processos que alimentam o obscurantismo no mundo todo e no Brasil em particular. O segundo é o de que o obscurantismo, por sua vez, mantém relações não acidentais com o neoliberalismo, entendido este como a forma contemporânea de organização não só da economia, mas de toda a prática social e, por consequência, das diversas dimensões da vida humana. O vetor político e ideológico central do neoliberalismo é o de que a liberdade dos indivíduos só pode ser assegurada por uma sociedade que seja comandada pela espontaneidade do mercado. A defesa neoliberal da liberdade é, na realidade, um aprisionamento da sociedade a uma perspectiva que retira dos seres humanos a possibilidade de fazerem escolhas sobre o futuro da humanidade. Nesse sentido, a luta contra o bolsonarismo pode não alcançar resultados significativos se não for parte da luta pela libertação da sociedade do aprisionamento à lógica de mercado. O terceiro argumento apresentado neste artigo é o de que o produtivismo, como expressão acadêmica do neoliberalismo, configura a produção e difusão do conhecimento nas instituições públicas de ensino superior de maneira favorecedora da penetração do obscurantismo na vida acadêmica.

Palavras-chave : Bolsonarismo; Obscurantismo; Neoliberalismo; Produtivismo acadêmico..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )