SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14O obscurantismo bolsonarista, o neoliberalismo e o produtivismo acadêmicoAutoritarismo multifacetico en Brasil: antisemitismo, bolsonarismo y educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión impresa ISSN 1982-7199

Resumen

SANTOS, Maria Rosimary Soares dos; MUSSE, Ricardo  y  CATANI, Afrânio Mendes. Desconstruindo a educação superior, os direitos humanos e a produção científica: o bolsonarismo em ação. Rev. Elet. Educ. [online]. 2020, vol.14, e4563135.  Epub 29-Oct-2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271994563.

O artigo examina a ascensão da extrema direita no País e a chegada ao poder de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2018. Analisa as características do bolsonarismo e do governo, assim como suas proposições e consequências para a educação superior pública e para a produção do conhecimento no Brasil. Identifica a predominância da guerra cultural no âmbito do Ministério da Educação, manifestada no embate - contraposição inexistente nas demais esferas do governo - entre defensores do mercado, os ultraneoliberais que querem privatizar o ensino da creche à pós-graduação, e aqueles que pretendem resguardar o controle estatal. Discute os efeitos da Emenda Constitucional no. 95/2016 no aprofundamento da crise do financiamento da educação e da ciência & tecnologia ao tornar estrutural o escoamento dos recursos do fundo público para as elites rentistas. Propugna que a proposição de programas como o Future-se tem como objetivo refuncionalizar as universidades públicas na perspectiva da guerra cultural, ou seja, sob a ótica da autocracia, do anticientifismo, da mercantilização e do utilitarismo que norteiam as ações do atual governo. Os fundamentos anti-iluministas, autocráticos, conservadores e negacionistas do bolsonarismo pressupõem a destruição da universidade pública como instituição autônoma, produtora de conhecimento novo e capaz de assegurar a liberdade de cátedra.

Palabras clave : Bolsonarismo; Educação superior no Brasil; Produção científica; Direitos humanos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )