SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Ways of living, sharing and building experiences in the Griot pedagogyMathematical notions (dough and volume) of children with Down syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

Print version ISSN 1982-7199

Abstract

JERONYMO, Gisele Fermino Demarque  and  ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Estratégias de aprendizagem e variáveis sociodemográficas de professores de licenciaturas. Rev. Elet. Educ. [online]. 2020, vol.14, e2911024.  Epub Jan 15, 2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992911.

Este artigo fundamenta-se na Psicologia Cognitiva/Teoria do Processamento da Informação, com ênfase no estudo de estratégias de aprendizagem utilizadas por professores universitários para aprender. Analisa a frequência do uso de estratégias de aprendizagem de professores de uma universidade do norte do Paraná em função de variáveis sociodemográficas. Participaram da pesquisa 56 professores, sendo 57,14% do sexo feminino e 42,46% do sexo masculino. A coleta de dados foi online, por meio de formulários do Google Drive. Os resultados evidenciaram que grande parte dos professores utilizam com maior frequência as estratégias de Autorregulação Cognitivas e Metacognitivas se comparado as de Autorregulação de Recursos Internos/Contextual e Social. Os participantes do sexo feminino e professores do departamento de Letras Vernáculas apresentaram-se mais estratégicos. Ressalta-se a necessidade de incluir nos cursos de licenciatura os conteúdos sobre estratégias de aprendizagem, a fim de possibilitar aos professores acesso ao conhecimento de novos modelos de ensinar a aprender.

Keywords : Psicologia cognitiva; Estratégias de aprendizagem; Formação de professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )