SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Sophistry in the Philosophical and Educational Discourse of Michel de MontaigneGood Educational Practices from the perspective of the PNQ Excellence Criteria author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

Print version ISSN 1982-7199

Abstract

MOREIRA, Jani Alves da Silva; SAITO, Heloísa Irie Toshie; VOLSI, Maria Eunice França  and  LAZARETTI, Lucinéia Maria. Valorização dos profissionais ou desprofissionalização na educação infantil? “novas” e “velhas” representações do professor. Rev. Elet. Educ. [online]. 2020, vol.14, e2663033.  Epub Feb 01, 2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992663.

Objetivamos, neste texto, analisar as políticas que constituem a profissionalização do professor e o processo de desprofissionalização do docente da Educação Infantil, a fim de identificar os dilemas atuais em torno dos critérios e do conceito de ser professor nessa etapa da educação básica. Trata-se de uma análise crítica de documentos de fontes oficiais governamentais, que foram levantados em uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Trabalho (GT) Pirapó, vinculado ao Fórum de Educação Infantil do Paraná (Feipar) e ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), no período de 2015 a 2017. As análises mediadas são relevantes, pois apresentam a defesa da formação específica ao profissional que atua na Educação Infantil. Elencamos, como conclusão, a necessidade da permanência de professores com formação pedagógica na Educação Infantil, porque entendemos que tal formação potencializa o desenvolvimento de um trabalho pedagógico que articula o cuidar e o educar, permitindo assim uma Educação Infantil de qualidade para todas as crianças.

Keywords : Educação infantil; Profissionalização do professor; Políticas educacionais..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )